Expor, numa mesma obra, de forma evidente, tanto as controvérsias que envolvem a Bíblia quanto o caráter místico e esotérico escondido sob as brumas de incerteza que permeiam o texto que guia a vida de milhões de judeus e cristãos, é uma pretensão quase impossível de realizar.
Não para o autor, especialista em ambas as coisas. Stekel, usando o pseudônimo Danea Tage , parte sempre do princípio do ceticismo sensato - aquele que se dá o direito ao benefício da dúvida - e, feita a separação entre o joio e o trigo, apresenta o caráter verdadeiro e iniciático original do texto bíblico, isto é, o sentido espiritual real que Moisés, os Profetas, os cabalistas e os gnósticos deram aos escritos quando os redigiram, e não o sentido ensinado pelos intérpretes posteriores, tomados de idéias fanáticas e objetivos obscuros.
Esta é, sem dúvida, uma obra imprescindível aos iniciantes no estudo das questões bíblicas, e utilíssima aos eruditos em textos sagrados, sejam cristãos, judeus ou universalistas. Contém dois apêndices importantes: Os Rolos de Qumrã e O Cristo Gnóstico e a Grande Mentira .
e-Book